11 Razões da depressão de Spurgeon


Por Christian George 11 de julho de 2017

Um artista tentou pintar um retrato de Charles Spurgeon. Depois de muita frustração, ele disse: "Eu não posso pintar você. Seu rosto é diferente todos os dias. Você nunca é o mesmo."

Com certeza, o pregador mais popular da era Vitoriana também foi um dos mais sobrecarregados.

Spurgeon possuía mais de trinta livros sobre saúde mental. Ele leu sobre depressão, escreveu sobre depressão e sofria de depressão. As cartas de Spurgeon contêm inúmeras referências ao seu espírito afundando. Ele muitas vezes se chamava de "prisioneiro" e chorava sem saber por quê.

"Eu tenho pena de um cachorro se ele tiver que sofrer o que eu sofro".
Alguns biógrafos alegaram que Spurgeon sofreu de transtorno bipolar, oscilando entre altos e baixos, produtividade e incapacidade. Outros acreditavam que seus "desmaios" também foram causados ​​por um desequilíbrio químico no cérebro.

Dr. Anil Den, um psiquiatra em Londres, afirmou que a depressão de Spurgeon era endógena, e se ele estivesse vivo hoje, ele seria tratado com remédios.

A melhor pesquisa de doutorado sobre a depressão de Spurgeon é do Dr. Brian Albert, que observou que os médicos de Spurgeon, Joseph Kidd, R. M. Miller e Russell Reynolds, acreditavam que a razão para a depressão do pastor era "pressão adicional dos cuidados e trabalho".

A esposa de Spurgeon acreditava que o tempo afetou sua estabilidade mental. "Dias maçantes o aborreciam e o deprimiram", escreveu ela.

A depressão de Spurgeon era apenas um problema espiritual? Spurgeon não pensou assim. Ele reconheceu como "doença da alma", mas também entendeu que o cérebro é tão responsável quanto o corpo. Se o corpo precisa de remédio, por que não a mente? "Não é o arrependimento", especulou ele, "mas indigestão ou alguma outra agência maligna deprimindo o espírito".
"O homem com problemas experimenta um bom negócio, não porque ele seja cristão, mas porque ele é um homem, um homem doentio, um homem inclinado à melancolia".
Os vitorianos não tinham uma compreensão moderna da saúde mental.
Eles consideravam a depressão como uma desordem em vez de uma doença e acreditavam que cada pessoa poderia ser curada. O tratamento mais comum para casos graves foi a admissão em asilos públicos (a primeira igreja de Spurgeon em Londres estava localizada ao lado de um "asilo para lunáticos").
"Não pense que você deixará de ser espiritual por se lembrar que você possui um corpo. O médico é frequentemente tão necessário quanto um ministro ".

Diagnosticar os mortos não é fácil nem completamente exato. Mas no caso de Charles Spurgeon, vale a pena tentar.

Por que Spurgeon tinha depressão? Aqui estão alguns motivos retirados dos seus próprios escritos:

1. Desequilíbrio químico

"A mente pode descer muito mais do que o corpo, pois existem poços sem fundo".
"Alguns são tocados com melancolia por causa do nascimento".

2. Doença

"Fiquei muito doente por mais de cinco semanas, e durante esse tempo eu fui trazido para águas profundas da depressão mental".
"Um fígado lento produzirá a maioria desses medos temíveis, que estamos tão preparados para considerar emoções espirituais".

3. Trauma

"Há as masmorras sob o Castelo do Desespero tão triste como as moradas dos perdidos, e alguns de nós estiveram neles" (no contexto do Surrey Garden Music Hall Disaster de 1856).

4. Solidão

"Esta solidão, que, se eu me equivoco, é sentida por muitos dos meus irmãos, é uma fonte fértil de depressão".

5. Aumento do esforço mental

"Todo trabalho mental tende a cansar e a deprimir, pois muito estudo é um cansaço da carne"

"Eu ainda não posso me libertar de ataques de depressão profunda, que são o resultado de cansaço mental; Mas estou tendo-os com menos frequência e, portanto, espero que eles desapareçam completamente ".

6. Falha

"Com frequência alguns de nós, nos sentimos abalados e temos passado a noite, por estar ciente de pequenas falhas em nosso testemunho! Freqüentemente desejamos voltar correndo para o púlpito novamente para dizer mais uma vez com mais veemência o que dissemos de maneira tão fria!

7. Clima

"Vivendo em uma série ininterrupta de dias de verão, onde nenhuma névoa fria é sonhada, não é maravilhoso que as dores reumáticas voem para longe e a depressão do espírito se afasta."

8. Convicção

"Muitas vezes me pergunto, até o dia de hoje, como foi que minha mão foi mantida de despedaçar meu próprio corpo através da terrível agonia que senti quando descobri a grandeza da minha transgressão".

9. Nervosismo 

"Para minha grande tristeza, no domingo passado, não consegui pregar. Eu tinha preparado um sermão sobre este texto, com muita esperança de sua utilidade; Pois eu pretendia ser um suplemento ao sermão da manhã, que era uma exposição doutrinária. O sermão noturno pretendia ser prático e elogiar todo o assunto à atenção dos pecadores inquiridos. Cheguei aqui, me sentindo bem apto para pregar, quando um nervosismo irresistível me oprimiu, e perdi todo autocontrole, e deixei o púlpito com angústia ".

10. Controvérsia

"Não posso dizer por carta o que sofri na deserção dos meus próprios homens".

"Eu sofri o suficiente por uma vida daqueles que eu vivi para servir".

11. Crítica

Charles Spurgeon "é uma maravilha de nove dias, um cometa que de repente atingiu a atmosfera religiosa. Ele subiu como um foguete, e logo morrerá como um bastão "(The Sheffield e Rotherham Independent, 28 de abril de 1855)

Uma Palavra Final

A depressão de Spurgeon não impediu seu ministério, de fato o ajudou.

Os vários semblantes de Spurgeon podem ter frustrado o artista tentando pintar seu retrato, mas eles também deram ao pastor uma empatia multifacetada pelos problemas enfrentados por seu rebanho. Essa é uma razão pela qual Spurgeon foi "o pregador do povo".

Spurgeon chamou sua depressão de "um profeta em roupas ásperas". Sua fraqueza lembrou-lhe que, como seres humanos, todos nós somos projetados a partir de poeira.

"Quanto a doenças mentais, qualquer homem é completamente são? Nós não estamos todos um pouco fora do equilíbrio? "
Como em Spurgeon, que a força de Deus seja destacada na sombra de nossos sofrimentos.

Originalmente publicado por: spurgeon.org

9 comentários:

  1. Acho que estou passando pelo mesmo problema. Peço encarecidamente que os irmãos orem pela minha vida. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. estarei orando caio. ore por mim, meu nome é ricardo

    ResponderExcluir
  3. Acredito que essa depressão que ele passou teve um propósito.
    A fé em Deus fez com que ele ficasse de pé até o fim.
    Um exemplo prós dias de hoje quando muitos tratam essa doença como uma falta de fé em Deus.

    ResponderExcluir